[caption id="attachment_24765" align="alignleft" width="319"]
A palestra teve por objetivo levar conscientização sobre a importância da prevenção[/caption]
Alto Araguaia, MT – A sexta-feira (25/10) foi marcada por uma tarde de conscientização. A prefeitura do município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), chamou a atenção para a prevenção do câncer de mama em evento realizado na Câmara Municipal de Vereadores. A atividade faz parte da Campanha Outubro Rosa, realizada em todo mundo durante o mês de outubro.
Os participantes da palestra receberam laços e balão cor de rosa. O objetivo foi conscientizar os participantes a necessidade de se fazer exames que diagnostiquem o câncer na fase inicial. Durante a palestra, o médico José Luiz Zachini apresentou as principais causas do câncer de mama, bem como alertou às participantes sobre a importância de se fazer, constantemente, o autoexame. O médio explicou ainda que se a doença for diagnosticada ainda no início são significativas às chances de cura. E é por este motivo que a conscientização é tão importante. Dicas de como fazer o autoexame também foram abordadas.
Outra palestra da tarde ficou por conta de Alessandra Gomes, idealizadora do Projeto Superando com Estilo. Desenvolvido no município de Mineiros (GO), a iniciativa surgiu na Arte e Depilação e tem por objetivo atender e ajudar mulheres e crianças vítimas de câncer oferecendo, sem ônus, maquiagem que realce o seu rosto e sobrancelhas, cílios postiços e lenços. “Vejo que estou no caminho certo, pois todas saem super-felizes e mais confiantes, por isso quero compartilhar com todos o projeto, que está apenas começando. Nosso projeto atende gratuitamente mulheres em tratamento de câncer e o objetivo é aumentar a auto-estima das mulheres através de sua própria beleza. Também promovemos dicas para realçar ainda mais sua beleza e dar mais ânimo para enfrentar a doença de forma linda”, destacou Alessandra Gomes. Para manter as despesas com as viagens, com os lenços e maquiagens são vendidas camisetas à comunidade.
A secretária de saúde, Martha Maia Brandão, lembrou que o mês de outubro é considerado o mês oficial de combate ao câncer de mama, porém reforçou que cuidados como o auto-exame são importantes, mas lembro também que é imprescindível a visita regular a especialistas para realização de mamografia. “A Campanha Outubro Rosa tem esse propósito: incentivar o autoexame e a mamografia para ampliar as chances de diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura”, disse a secretária.
A psicóloga Luana Silva de Rezende Medeiros, que juntamente com a fonoaudióloga Thays Cavalcante de Souza Farias e a assistente social Neuza compõem o NASF em Alto Araguaia, enalteceu o envolvimento das pessoas que compareçam ao evento. O Auditório Alba Berigo, na Câmara de Vereadores, estava tomado. “O mais importante é que viemos aqui por uma causa nobre. Nosso papel é o da conscientização sobre os riscos do câncer de mama, bem como mostrar os mecanismos de diagnóstico. Esperamos que todos tenham aproveitado da melhor maneira possível e que saiam daqui mais cientes sobre os riscos do câncer de mama”, frisou.